terça-feira, 6 de setembro de 2011



Sofia Ribeiro

Nasceu em Lisboa, no dia 24 de Dezembro de 1965.
Filha de poeta, desde sempre cresceu numa atmosfera artística através da Galeria e Livraria dos seus pais, lugar onde conheceu muitos artistas ligados aos mais variados quadrantes da arte, nomeadamente, literatura, música, teatro, artes plásticas e cinema.
Concluiu os estudos secundários na área se humanidades, e a sua curiosidade levou-a a seguir um percurso onde o restauro de antiguidades ocupou doze anos da sua experiência profissional.
Fez formação na área de acção educativa e gestão de micro e médias empresas.
Mudou-se há dez anos para o Concelho de Leiria, e reside actualmente em Porto de Mós.
Decidiu há cerca de três anos, tempo que considerou oportuno, alimentar o sonho e lançar-se a sós, e de uma forma apaixonada, como autodidacta, seguir um inquietante desafio pessoal na escultura e pintura.
Concorreu ao Concurso de Presépios do Município de Porto de Mós, em 2010, tendo ganho o 2º prémio.
No ano seguinte fez a sua primeira exposição individual na Gateria Templários, sob o nome Brainstorm - Metáforas Poéticas.
Em Janeiro do presente ano de 2013, expôs na Biblioteca Municipal de Porto de Mós.
Tem trabalhado igualmente em ilustração de poesia, nomeadamente de alguns autores contemporâneos, entre os quais, José Antunes Ribeiro, Luís Costa, Ana Negrão, Sofia Rodriguez Garcia.
Ilustrou a capa do livro "O Corvo e outros Poemas, Edgar Alan Poe, Edição da Folio Exemplar (2012), e "Uma Temporada no Inferno, Arthur Rimbaud, Edição da Folio Exemplar (2012).

Sem comentários:

Enviar um comentário